Sobre o Ano Jean Gailhac
Saúdo com alegria todos os que tomarão parte no Ano Jean Gailhac: as Religiosas do Sagrado Coração de Maria, a Família Alargada/Ampliada Sagrado Coração de Maria, os nossos colaboradores, famílias e amigos em todo o mundo. O Ano Jean Gailhac, que assinala o 220° aniversário do nascimento do nosso fundador, é uma celebração de todo o Instituto. Terá início no dia 13 de Novembro de 2022 e terminará no dia 13 de Novembro de 2023.
Muitos eventos estão a ser planeados, são muitas as pessoas envolvidas e um website especial foi criado. RSCM mais jovens e de mais idade, membros da Família Alargada/Ampliada SCM, colaboradores e alunos da nossa Rede Global de Escolas e dos projetos sociais, os nossos amigos e familiares, todos nós somos convidados a fazer parte deste ano e a contribuir para torná-lo, não apenas um evento memorável, mas um tempo de renovação espiritual, um tempo para renovar o nosso compromisso na missão de tornar Deus conhecido e amado no mundo de hoje.
É significativo que o Ano Jean Gailhac surja na sequência da nossa recente experiência de “Êxodo”, de entregarmos a nossa Casa Mãe em Béziers à diocese de Montpellier e de levarmos os corpos do Padre Gailhac e da Mère St. Jean para o cemitério público. Assim como o êxodo dos israelitas os abriu a um novo futuro, acreditamos que a nossa experiência de Êxodo, o doloroso desprendimento de uma parte da nossa herança, tem gerado sementes de vida nova, novas possibilidades de missão. Neste Ano Jean Gailhac queremos cultivar o crescimento dessas sementes.
Estamos profundamente agradecidas pelo legado de Jean Gailhac, que sustentou o nosso passado e continua a sustentar-nos hoje. Agradecemos também a Deus o número crescente de colaboradores leigos que partilham a nossa missão. Juntos, sonhemos de novo o sonho de Jean Gailhac, permitindo-nos ser novamente cativados pelo chamamento de Jesus Cristo hoje, confiantes de que o carisma e a missão concedidos a Jean Gailhac são tão relevantes e necessários no nosso mundo e na Igreja de hoje como o eram no século XIX. Durante este ano, peçamos a graça de continuar a colocar os nossos dons e recursos ao serviço das nossas irmãs e irmãos mais necessitados e do cuidado da nossa casa comum. Façamo-lo com o mesmo amor, o mesmo espírito de fé e zelo, a mesma fidelidade e a mesma coragem que marcaram o nosso fundador, Jean Gailhac, e as nossas primeiras Irmãs.
Seguimos em frente como membros da Igreja de hoje, a Igreja que o Padre Gailhac amou e serviu no seu tempo, percorrendo o caminho sinodal com todo o povo de Deus, confiantes n’Aquele que nos chama a avançar – e é fiel.
Um feliz Ano Jean Gailhac para todos nós!
Ir. Margaret Fielding
Líder do IRSCM