Celebração de Natal

“COMO É BELO O CORAÇÃO HUMILDE!”

Venerável Jean Gailhac GS/22/IX/77/A

Orientações/Ambientação:

Prepara-se o espaço celebrativo com velas, Bíblia, imagem de Maria, José, o Menino Jesus na manjedoura, representações dos pastores de ontem e os de hoje, os magos, símbolos natalinos das nossas culturas e flores. Colocar, nesse primeiro momento, uma música instrumental, para criar um clima de oração, meditação e interiorização.

Cada grupo que participa nesta celebração de Natal sinta-se livre para a adaptar à sua realidade, e escolher os cantos para serem cantados ao longo da celebração.

1º Momento: ACOLHIDA

Animador/a: Iniciámos, a 13 de novembro, o Ano Jean Gailhac. Neste mês de dezembro, olhando para o presépio, uma palavra inspiradora de Gailhac nos convoca:

“COMO É BELO O CORAÇÃO HUMILDE!” (GS/22/IX/77/A).

A vivência do Natal deve nos provocar a pensar sobre o verdadeiro sentido dessa manifestação de amor, de um Deus que vem até nós, pobre e humilde.

Procuremos preparar os nossos corações para acolher a beleza do mistério do Natal e nos deixarmos transformar pelo Amor e a Humildade do Menino.

Iniciemos: Em nome do Pai, e do Filho, † e do Espírito Santo. Amém.

  • Canto sobre a LUZ – à escolha do grupo
  • Acender as velas: 

      (Enquanto se entoa o canto, uma pessoa acende as velas do espaço celebrativo).

Anim.: Emsilêncio, contemplemos a LUZ, cultivando um coração aberto a novos olhares, e buscando o sentido de estarmos aqui, neste momento, acolhendo o dom de Jean Gailhac, para celebrar o Natal de 2022 em união com todo o nosso Instituto.   

  • Silêncio…
  • Oração Inicial

      Leitor/a: Deus de graça e de amor, celebramos mais uma vez a espantosa realidade do Natal – de Ti, assumindo a nossa carne humana. Pedimos-te que nos enchas com a admiração de Maria, a presença carinhosa de José, a alegria dos anjos, a ânsia dos pastores, a fé e o zelo de Jean Gailhac, e a paz de um Menino terno e humilde. Neste dia, possamos nós, como Maria, guardar todas estas coisas, meditando-as nos nossos corações, para fazermos nascer Jesus para os outros.

      Todas/os: Amen.

2º Momento: ESCUTANDO COM O CORAÇÃO…

  • 1ª LEITURA: Lucas 2, 1.4-14

1Por aqueles dias, saiu um édito da parte de César Augusto para ser recenseada toda a terra. 4Também José, deixando a cidade de Nazaré, na Galileia, subiu até à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e linhagem de David, 5a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que se encontrava grávida.

6E, quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz 7e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria.

8Na mesma região encontravam-se uns pastores que pernoitavam nos campos, guardando os seus rebanhos durante a noite. 9Um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor refulgiu em volta deles; e tiveram muito medo. 10O anjo disse-lhes: «Não temais, pois anuncio-vos uma grande alegria, que o será para todo o povo: 11Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias Senhor. 12Isto vos servirá de sinal: encontrareis um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura.»

13De repente, juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste, louvando a Deus e dizendo:

 14«Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens do seu agrado.»

15Quando os anjos se afastaram deles em direção ao Céu, os pastores disseram uns aos outros: «Vamos a Belém ver o que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer.»

16Foram apressadamente e encontraram Maria, José e o menino deitado na manjedoura. 17Depois de terem visto, começaram a divulgar o que lhes tinham dito a respeito daquele menino. 18Todos os que ouviram se admiravam do que lhes diziam os pastores. 19Quanto a Maria, conservava todas estas coisas, ponderando-as no seu coração. 20E os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, conforme lhes fora anunciado.

Anim.: A exemplo dos pastores, o que tenho a agradecer? O que celebrar?

           Como percebo o movimento de gratidão em mim?

Silêncio…

  • Canto de Glória – à escolha do grupo
  • 2ª LEITURA: DEUS NOS FALA ATRAVÉS DE GAILHAC…  (GS/s.d./73 (Natal))

Anim.: Vamos ler uma carta de Gailhac, de 1873, sobre o Natal, que tem uma mensagem à frente de seu tempo e que foi adaptada para o nosso momento. Deixemos ressoar a mensagem em nosso coração, deixemos que nos inspire.

Leitor/a 1: Faço votos para que o Menino Jesus nasça nos vossos corações, os abrase no seu amor e se una tão estreitamente a cada um/a que todos sejam um só coração no de Jesus e vivam da Sua vida.

                 Uma criança da Terra e do céu nos foi dada. No estábulo, junto de uma pobre manjedoura, os pastores e os reis, representando toda a humanidade, estão reunidos.

                 Este Menino Deus salva-nos pela vida que nos vem comunicar. 

Leitor/a 2: No presépio, Jesus é modelo. A sua pobreza mostra-nos o desapego pelas coisas que passam para nos colocar no caminho do Reino de Deus. As suas humilhações nos ensinam a relativizar os elogios e a glória passageira…

                 Tudo o que é velho deve passar. Tudo deve ser renovado. Jesus, o grande restaurador, vem renovar todas as coisas na terra e no céu. Deixemos as trevas.  Entremos na luz. As sombras e a mentira desaparecem. Com a vinda de Jesus, tudo é luz e verdade.

                 Mais uma vez, que tudo seja novo em nós: o coração, a voz, as ações, que tudo em nós tome a forma de Jesus Cristo. Sim, sejamos Jesus Cristo; foi para isso que Ele veio. Toda a Criação, representada pelos judeus e os gentios, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, todos ouviram a voz do céu que lhes anunciava a grande maravilha.

Leitor/a 3: Um anjo fez ouvir a sua voz aos pastores e, enquanto eles estavam cheios de medo por se verem envolvidos por uma luz brilhante que vinha do céu, disse-lhes: “Não temais, anuncio-vos uma grande notícia, uma grande alegria.  Nasceu-vos um Salvador.”

                 Uma estrela anunciou Jesus aos Magos do Oriente. A sua configuração, o seu brilho e a sua aproximação da terra, o seu conjunto misterioso lembrou a esses sábios a profecia que anunciava o nascimento do Messias, com o novo nome de Rei dos Judeus.

                 Os pastores e os magos dão-nos um grande exemplo. Todos são fiéis à graça que receberam antecipadamente. Os pastores deixam os seus rebanhos para ir à procura do Menino Salvador que lhes foi anunciado. Os magos deixam os seus palácios para seguirem o caminho que a estrela lhes indica.

                 Os pastores, pobres, ofereceram a Jesus os seus humildes presentes. Prostrados aos pés do Menino Deus, os seus olhos contemplam-no. Adoram e admiram o Verbo humilhado, o Deus Menino. Pegam nele das mãos de Maria, apertam-no contra o coração, beijam os seus pés. Queriam colocá-lo em seus corações, ou antes, colocarem-se a si mesmos no coração do Verbo.

Leitor/a 4: Segundo os pensamentos humanos, parecia que os reis deviam ter sido os primeiros adoradores do Menino Deus. Mas os pensamentos de Deus são diferentes dos nossos. Deus ama a todos, mas dá preferência aos pobres, aos pequeninos, aos humildes, aos corações simples. Os grandes, os poderosos, os ricos, aqueles que são favorecidos pelo mundo, são os últimos. Só vêm depois dos pobres e, mesmo assim, é preciso que se façam pequenos e pobres para serem dignos de caminhar no seguimento destes.

                 Recordem os magos. Vejam-nos. Prostrados aos pés do frágil e recém-nascido Jesus, reconhecem-no como o seu verdadeiro rei, como seu Deus e seu Salvador. E, porque são ricos, sentem-se felizes por honrar Jesus, por lhe dizerem que O preferem a tudo e por homenageá-lo e pôr a seus pés os tesouros de ouro, incenso e mirra, expressão da sua fé, do seu amor e da sua adoração, expressão também da sua determinação de, a partir daquele momento, não viverem senão de Jesus, em Jesus e para Jesus.

Leitor/a 5: Incentivados pelos exemplos dos pastores e dos magos, vamos a Belém, vamos até ao presépio de Jesus. Fixemos a nossa morada neste pobre estábulo.  Conservemo-nos em espírito e coração bem perto de Jesus. Contemplemos o seu amor por nós.  Jesus faz-se homem para que sejamos Deus.  Que amor! Acaso poderíamos nós não O amar?

                 Peçamos a Jesus que nos dê a simplicidade, a humildade dos pastores, a fidelidade e a generosidade dos magos.

                 Abençoo-vos com todo o coração.

                 Vosso Pai, Gailhac, Sup.

3º Momento: Breve partilha sobre a palavra escutada…

  • Canto de Ação de Graças – à escolha do grupo

4º Momento: GESTOS DE GRATIDÃO: Ofertando presentes…

Anim.: Gratidão é a árvore frondosa, que produz frutos em abundância. A gratidão genuína me leva à ação, a responder afetiva e efetivamente àquilo que me foi dado, a retribuir, especialmente àqueles em situações mais vulneráveis. A gratidão ao pelo mistério do Natal me leva a retribuir a Jesus pequenino, que vem até mim na gratuidade, retribuindo a Jesus nos pequeninos deste mundo, em solidariedade.

–   O que ofereço ao Menino Jesus, presente nos mais pobres deste mundo? Que ação concreta me comprometo a assumir em solidariedade com os necessitados deste mundo?

    (Reflexão em silêncio… Se o grupo desejar, poderá haver um gesto simbólico de oferta).

  • Canto de Oferta – à escolha do grupo

5º Momento: Oração de intercessão / Preces

Leitor/a:  –   Gailhac recorda-nos que o universo é belo e que a humanidade se tornou como Deus. No nosso mundo de diminuição de recursos, pedimos ao nosso Deus que nos faça bons administradores, cuidando ternamente da nossa terra e trabalhando para moldar uma comunidade global onde ninguém é deixado para trás.

                   Por isto, rezamos:

Todas/os:    Deus de Amor, escuta a nossa oração.

               –   Gailhac refletiu que Maria carregou no seu ventre o Messias, que há muito tempo se encontrava no seu seio. Como Maria, cantando o Magnificat, possamos alegrar-nos porque os famintos se enchem de bens e os pobres são exaltados. Que as nossas ações revelem a ternura de Deus para todos os que vivem nas margens.

                   Por isto, rezamos:

Todas/os:    Deus de Amor, escuta a nossa oração.

               –   Gailhac encoraja-nos a seguir os pastores. Que possamos continuar a colocar-nos a nós mesmas/os e aos nossos recursos a favor daqueles que mais necessitam de justiça, respondendo ao grito dos mais vulneráveis entre nós, especialmente mulheres e crianças.

                   Por isto, rezamos:

Todas/os:    Deus de Amor, escuta a nossa oração.

Pai Nosso…

6º Momento: Oração e Bênção Final

Todas/os:   Jesus, Menino Jesus, Jesus ardente de amor,

                 fazei-nos humildes, pequeninas/os como Vós.

                 Despojai-nos de nós mesmas/os, revesti-nos de Vós.

                 Fazei que sejamos uma e a mesma coisa convosco.

                 Fazei que esta semelhança se aperfeiçoe todos os dias,

                 a fim de que, tendo vivido em Vós, de Vós, por Vós,

                 tenhamos a felicidade de viver em Vós na verdadeira pátria, o céu”.

Venerável Jean Gailhac

GS/s.d./73 (Natal)

Anim.: O Senhor esteja convosco.

Todas/os: Ele está no meio de nós.

Anim.: Ó Deus de ternura, iluminai-nos com a Luz de Vosso Filho, criança na manjedoura. Concedei-nos a graça de permanecermos nesta mesma luz a cada dia de nossas vidas, a fim de que possamos fazer nascer Jesus em todos os corações.

Todas/os: Amen!

Anim.: Abençoe-nos Deus cheio de amor,

           Pai, Filho e Espírito Santo.

Todas/os: Amen!

  • Canto de NATAL – à escolha do grupo

Rolar para cima