Hoje, somos convidados a interagir com esta “provocação”. E começamos, assim, a nos indagar sobre o sentido destes dois termos, deixando que isto nos leve a “algo mais profundo”… no nosso itinerário pessoal. Começo, então, de maneira simples, esta nossa conversa, já contando com a enriquecedora participação de cada um, de cada uma… a partir do seu próprio interesse e compreensão.
Metamorfose é a sequência de grandes mudanças que algumas espécies de animais sofrem durante o seu desenvolvimento. A borboleta e o sapo são animais que sofrem esse processo.
Compreendendo melhor o que significa “metamorfose“: esta palavra deriva do grego: meta (além), morfé (figura ou forma) e osis (mudança de estado). Seria, assim, uma MUDANÇA.
Acontecendo na vida de alguns animais – insetos, peixes, anfíbio, a metamorfose é uma mudança repentina e irreversível para avida adulta. Ela afeta insetos, alguns peixes e certos anfíbios.
Aplicada ao ser humano, num sentido figurado, “metamorfose” é a mudança considerável que ocorre no caráter, no estado ou na aparência de uma pessoa.
A “metamorfose humana” são, então, as mudanças que presenciamos em nossa vida e que são mesmo necessárias. Quando nascemos, somos pequenos, bebês. E, com o tempo, nossa estrutura não se modifica, mas cresce. Podemos considerar isso uma metamorfose corporal. Porém, as TRANSFORMAÇÕES continuam acontecendo… após a vida adulta, EM NOSSO INTERIOR.
As ESCOLHAS que vamos fazendo, ao longo da vida, são as maiores determinantes nas nossas TRANSFORMAÇÕES. E tudo começa a mudar intensamente quando chegamos na fase jovem de nossa vida, quando precisamos tomar as nossas decisões.
“JOVENS, É NECESSÁRIO FAZER ESCOLHAS”! (Pe. Gailhac)
Muitas dessas escolhas irão nos TRANSFORMAR diretamente. Afinal, é impossível fazer uma escolha e não identificar pontos positivos e negativos. E são eles que ditarão a “metamorfose” pessoal acontecendo em cada um, em cada uma de nós.
TRANS-FORMAÇÃO – vamos sendo… formadas no coração de Cristo, para tornarmo-nos ‘outros Cristo’. Para isto, necessitamos de ir fazendo ESCOLHAS:
- Formação, como uma CAMINHADA DO CORACAO – Amor/Relacionamento/Encontro;
- PERSEVERANCA e FIDELIDADE – com dinamismo, fazer o movimento do presente para o futuro;
- TRANS-FORMAÇÃO – sermos formadas no coração de Cristo para nos trans-formar em ‘outros Cristo’
- DISCIPULADO FIEL – Graça e Amor em ação – a prática da Caridade Sacrificial
- Finalmente: ESPERANÇA PROFÉTICA – PAIXÃO e COMPAIXÃO: são necessárias! Onde vemos isto na vida de Pe.Gailhac? E na vida de Apolônia?
“Estamos nas mãos de Deus. Procuraremos ser instrumentos humildes e dóceis e Deus fará por nós o que lhe aprover”.Pe Gailhac
“Trabalharei com todas as minhas forças por me tornar semelhante a Jesus Cristo, prometo transformar- me no que Ele quer que eu seja para realizar a digna missão a que me chamou”.Ir. St.Jean
Ir. Rosa de Lima Pereira, rscm
Grupo Herança e Espiritualidade