Visita solidária ao povo indígena Xukuru-Kariri em Brumadinho

Na quinta, 03 de agosto, membros da equipe animadora do Ano Jean Gailhac, Rita e Waldemar e religiosas SCM Irs. Lucilene e Suzana, acompanhados por um representante do CIMI-Leste,Rory Wesley, visitaram o povo indígena Xukuru-Kariri, em Brumadinho, distante 60 km de Belo Horizonte – MG.
Foram recepcionados pelo cacique Carlos Arapowanã e outras lideranças, que lhes contaram a saga do povo, há 32 anos jogado de um lado para outro pela Funai (Alagoas, Bahia e Minas Gerais). Cansados dessa itinerância, reivindicam, agora, território próprio e definitivo.
A visita teve por objetivos conhecer a realidade da etnia, identificar necessidades e aventar possibilidades de parceria, em vista da sua dignificação e sustentabilidade.
Foi animador perceber a íntima relação que veem entre luta e espiritualidade, o empenho em recuperar as nascentes e a terra degradada por antigos ocupantes, o orgulho pela escola ajustada à cultura e o capricho na horta orgânica que cultivam, juntamente com plantas medicinais e árvores frutíferas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima